Além de Usina Solar Fotovoltaica , ela também é conhecida por outros nomes, como “usina de solo” ou “parque solar”.
Trata-se da instalação dos painéis solares no solo ao invés de serem instalados no telhado da propriedade. Vamos dar como exemplo que você seja proprietário de uma sorveteria , que, certamente, apresenta um alto consumo de eletricidade. Afinal, são muitos aparelhos elétricos que precisam ficar ligados durante o dia e durante a noite.
Por isso, você está pensando em instalar um sistema fotovoltaico para a produção de energia solar, pois sabe que essa tecnologia permite uma eletricidade limpa, renovável e altamente econômica.
Mas, em termos de estrutura física, a sua sorveteria tem um telhado pequeno – o que impede que seja instalada a quantidade certa de painéis solares que, juntos, produzirão a quantidade mais adequada de energia para suprir a demanda.
A usina de solo entra justamente para suprir essa carência de espaço no próprio imóvel. Na prática, você pode instalar a energia solar em um terreno que esteja localizado na mesma área da distribuidora de energia da sua região - para que o sistema seja interligado à rede pública.
As principais vantagens de um investimento são:
✅
Mais eficiência na geração , pois os painéis são direcionados para o Norte, onde ocorre um maior índice de radiação solar e maior eficiência de geração.
✅ Você pode se unir a outras unidades consumidoras em forma de consórcio ou cooperativa para juntos, compartilharem da mesma usina de geração de energia solar
✅ Aproveita todas as vantagens da energia solar, cuja vida útil do sistema é de, pelo menos, 30 anos
✅ Na usina de solo, também existe a possibilidade dos painéis serem fixos com os chamados “trackers”, permitindo que eles acompanhem automaticamente o movimento do Sol.
✅ Uso de uma energia limpa, renovável e econômica
Todos os tipos de pessoa (Física ou Jurídica) Donos de imóveis residenciais, rurais, comerciais e industriais que possuem alta demanda de consumo, mas pouco espaço no telhado, podem aderir à usina de solo.